A maioria das instalações elétricas não estão preparadas para cargas contínuas e repetitivas de veículos, podendo causar danos estruturais no sistema elétrico da habitação, por isso deve ser utilizado de forma ocasional e em situação de urgência.
Neste sentido, as tomadas convencionais não são aconselhadas para carregamento de veículos elétricos por não estarem preparadas para suportar longas sessões de carga com correntes elevadas e forma continuada, adicionando que apenas carregam, em média, a 10 Amperes (até 2,3kW) o que levará a um tempo de carregamento de igual ou superior a 7h30m para carregar o equivalente a 100 quilómetros de autonomia.
De um modo geral, para instalar um ponto de carregamento na sua habitação é necessário a instalação dos respetivos equipamentos de proteção no seu quadro elétrico e a passagem de cabo de alimentação entre o quadro elétrico e o carregador, podendo não ser necessário alterações às condições da sua atual instalação elétrica. Contudo, antes de ser instalado um carregador será feita uma avaliação ao local para verificar a viabilidade técnica e a adequação da sua instalação elétrica.
A potência disponível do local onde pretende instalar o carregador deve ser superior à escolha da potência do carregador, por forma a garantir que consegue manter o habitual consumo doméstico durante o carregamento do seu veículo elétrico (ou seja, não existir uma sobrecarga no quadro elétrico que o faça desligar e não conseguir utilizar o carregador e os restantes equipamentos da casa em simultâneo).
Em certas situações, poderá ser necessário alterar a atual instalação elétrica (como alteração do quadro elétrico, cabos ou disjuntor) ou até ter de realizar um pedido de aumento de potência por forma a poder usufruir de uma potência de carregamento superior e garantir simultaneamente as necessidades de consumo da habitação.
As soluções de carregamento da Charge Grid incluem, além da instalação do carregador, uma visita técnica prévia (dependendo da solução escolhida) para avaliar as condições necessárias de instalação e se serão necessários eventuais trabalhos adicionais, sendo posteriormente enviado um orçamento detalhado para sua aprovação, informando de quais as alterações a realizar à sua instalação elétrica.
A potência contratada
A potência do contador de eletricidade, também chamada de potência contratada, é a potência elétrica máxima que consegue utilizar no seu domicílio. Se for ultrapassada a potência contratada, o contador desliga o quadro elétrico.
Se for necessário, pode pedir a alteração da sua potência contratada até ao limite de potência da sua instalação elétrica, denominada de Potência Máxima Admissível (PMA).
Instalação elétrica: monofásico ou trifásico
A sua instalação elétrica pode estar ligada à rede com uma só fase, ou seja monofásica ou com três fases, denominada de trifásica. Os contadores ligados em trifásico podem entregar uma potência mais elevada.
As potências disponíveis para instalações monofásicas são 1,15 kVA ; 2,30 kVA ; 3,45 kVA ; 4,60 kVA ; 5,75 kVA ; 6,90 kVA e 10,35 kVA kVA. Para potências mais elevadas deverá possuir uma instalação elétrica trifásica.
Qual potência devo contratar para poder carregar um carro elétrico ?
Em geral, a potência utilizada para os equipamentos na sua instalação elétrica deve ser inferior à potência do seu contador de energia. Se a potência utilizada nos aparelhos da casa ultrapassar a potência contratada, o quadro elétrico dispara.
Portanto, a potência contratada deve ser pelo menos superior à potência do ponto de carregamento que deseja instalar.
Se instalar um carregador de 7,4 kW, necessita uma potência de pelo menos 10,35 kVA. Caso pretenda instalar um carregador de 11 kW ou 22 kW, a sua instalação elétrica deve ser trifásica e ter uma potência superior à do carregador.
Para saber qual potência contratada escolher, tem de escolher pelo menos a potência superior à da wallbox que quer instalar:
Potência de carregamento 3,7 kW -> potência contratada de 4,6 kVA / 5,75 kVA no mínimo
Potência de carregamento 7,4 kW -> potência contratada de 10,35 kVA monofásico no mínimo
Potência de carregamento 11 kW -> potência contratada de 13,8 kVA trifásico no mínimo
Potência de carregamento 22 kW -> potência contratada de 27,60 trifásico no mínimo
No entanto o carregamento do seu veículos não é a única fonte de consumo elétrica no seu imóvel, todos os restantes aparelhos elétricos. Poderá realizar uma simulação dos consumos energéticos no site da EDP ou da ERSE.
Para saber qual a potência máxima já alcançada pelo seu consumo atual, e caso já tenha um contador inteligente, registe-se no site da e-redes e pode facilmente obter estes dados. Também é possivel verificar directamente esta informação no contador, através da leitura do parâmetro 1.6.10, como explicado no site doutor finanças.
Se quiser pretende carregar o seu carro e utilizar os seus aparelhos elétricos ao mesmo tempo, tem de ter uma potência do contador superior à soma de todos estes consumos.
A grande maioria das pessoas costumam carregar o carro elétrico durante o periodo noturno, quando o consumo de outros aparelhos minimo, pelo que se este for o seu caso, nem sempre é necessário realizar um aumento de potência.
Caso costume carregar durante o dia, quando o aquecimento elétrico também estiver a funcionar, deverá considerar aumentar a potência contratada.