Carregue de forma fácil, económica e segura, seja no interior ou no exterior da sua casa.
Uma opção muito mais segura e estável do que as tomadas convencionais, especialmente pensada para o carregamento de veículos elétricos.
Com a tomada reforçada, pode carregar qualquer veículo elétrico: carro, mota, bicicleta, trotinete ou até segway — tudo com a mesma conveniência.
Compatível com os carregadores originais dos fabricantes, que normalmente vêm incluidos com o veículo.
A solução mais acessível e prática para quem procura uma solução mais economica no entanto com maior segurança relativamente a uma tomada doméstica normal.
Mesmo sendo uma tomada reforçada, a potência que estas tomadas fornecem é muito inferior à de wallboxes dedicadas. Isto significa que irá demorar mais tempo para carregar completamente a bateria.
Como demora mais, pode exigir deixar o carro ligado por longos períodos, potencialmente toda a noite. Isso pode causar inconvenientes se não houver local seguro ou se a tomada ficar bloqueada para outros usos.
As tomadas reforçadas não têm funcionalidades “inteligentes” que vêm com wallboxes (por exemplo: timers para carregar nos períodos de tarifação mais barata, monitorização remota, comunicação com a rede do veículo, limitação de corrente inteligente, etc.).
São tomadas projetadas para uso contínuo em ambientes industriais, com melhor resistência mecânica, proteção contra pó/água (IP44, IP67, etc.), e durabilidade superior. Aguentam correntes elevadas (16A, 32A ou mais) de forma contínua, sem risco de sobreaquecimento como acontece nas tomadas domésticas.
Uma CEE azul (monofásica 230V 32A) pode fornecer até ~7,4 kW. Uma CEE vermelha (trifásica 400V 16A ou 32A) pode fornecer de 11 kW até 22 kW, dependendo do carregador do carro. Isto é substancialmente mais do que os 3,7kW típicos de uma tomada reforçada tipo Green’Up.
A instalação é substancialmente mais barata do que uma wallbox inteligente: basta um circuito dedicado, disjuntor diferencial e a tomada industrial. Oferece potência semelhante a muitas wallboxes básicas, mas com custo inferior.
Muito mais segura do que usar adaptadores ou tomadas domésticas normais, já que estas tomadas foram concebidas para uso intenso e altas correntes.
Ao contrário de uma wallbox, a tomada industrial é “burra”: não regula automaticamente a potência, não comunica com o carro, não otimiza carregamento em tarifas mais baratas, nem faz balanceamento com outros consumos da casa. O carro limita a corrente, mas não há gestão ativa pela infraestrutura.
Não dá para ligar o carro diretamente: é preciso um cabo EVSE portátil (IC-CPD) que tenha ficha CEE de um lado e tipo 2 (ou outro conector do carro) do outro. Em alternativa existem adaptadores para tomada schuko.
Modelos monofásicos chegam a 7,4 kW (32A/230V). Modelos trifásicos podem ir a 11 kW ou 22 kW, se o carro suportar. Muito mais rápido do que tomadas domésticas (2,3 kW) ou reforçadas (3,7 kW).
Instalação dedicada com disjuntores e diferenciais adequados. Evita sobreaquecimentos típicos de tomadas domésticas. Inclui sistemas de proteção contra fugas, sobrecargas e picos.
Cabo fixo (na maioria dos modelos): basta chegar e ligar, sem andar com cabos portáteis. Montagem na parede ou pedestal, estética mais limpa do que tomadas industriais.
Programação de horários (ex.: carregar só em período económico da tarifa bi-horária). Gestão de potência dinâmica: ajusta a carga conforme o consumo da casa, evitando disparar o disjuntor. Monitorização via app (consumos, histórico, custos). Integração com painéis solares (carregar com excedente fotovoltaico). Possibilidade de autenticação (RFID, app) útil em condomínios ou empresas.
Uma wallbox bem instalada é vista como um “upgrade” moderno, aumentando a atratividade do imóvel.
Possibilidade de beneficiar de apoios estatais à compra/instalação de wallboxes, o que reduz o custo.
Wallbox + instalação pode custar entre 700 € e 1.500 € ou mais, dependendo do modelo e da complexidade da instalação.
Nem todos os carros conseguem aproveitar 11 ou 22 kW (muitos só carregam até 7,4 kW em AC). Isso pode significar que se paga por uma wallbox trifásica cara sem benefício real no tempo de carga.
Modelos inteligentes com conectividade Wi-Fi/4G podem precisar de updates ou ter falhas de software. Se houver avaria fora da garantia, a reparação pode ser cara.
Uma wallbox é dedicada ao carregamento de veículos. Diferente de uma tomada industrial CEE, não serve para ligar outras máquinas ou equipamentos.