Um sistema de controlo de cargas para carregamento de veículos elétricos em condomínio serve para gerir a potência elétrica disponível, evitando sobrecargas, disparos do disjuntor geral e custos elevados com aumento de potência contratada.
É um sistema que monitoriza o consumo elétrico total do condomínio permitindo realizar a distribuição de forma automática a potência disponível pelos vários carregadores, prioritizando as cargas essenciais como por exemplos os elevadores.
Com o aumento da adesão à mobilidade eletrica este tipo de sistema é essencial num condomínio pois sem controlo de cargas se existirem múltiplos veiculos a carregar em simultâneo podem fazer disparar o quadro geral.
Com um sistema de controlo de cargas usa a potência existente de forma inteligente evitando investimentos avultados em projectos de aumentos de potência, permitindo um crescimento faseado e garantindo equidade entre utilizadores.
Como funciona
- Monitorização de consumo: Um sistema de medição verifica em tempo real a carga na rede eletrica.
- Acionamento: Quando a carga na rede ultrapassa um determinado valor configuravél o sistema é ativado.
- Corte: A energia é cortada de forma selectiva de acordo com o critério definido, normalmente começando com cargas de menor prioridade
- Priorização: Os sistemas utilizam prioridades predefinidas, garantindo que as cargas críticas como elevadores, bombas hidráulicas, entre outros, permanecam energizados.
- Restauração: Assim que a carga na rede diminui, as cargas são gradualmente restauradas.
Por que razão é utilizado?
Impede que as cargas no sistema provoquem apagões generalizados e descontrolados, mantendo a estabilidade, integridade e a fiabilidade da rede elétrica em geral.
Se deseja instalar um sistema de controlo de carga no seu condomínio, a Charge Grid analisa o estado actual do sistema elétrico do condomínio e implementa a solução adequada.
Na Charge Grid ajudamo-lo com toda a incerteza e complexidade na gestão de sistema elétrico do seu condominio.
